quinta-feira, junho 25, 2009

DIÁRIO DE BORDO

Após uma longa ausência, estou de volta com as minhas notícias. Estive de viagem para são Paulo nos dias 8, 9 e 10 de junho. Motivo da viagem: reunião de todos os diretores de seminários de IPB com a liderança do Projeto Despertando Vocações, do PMC (Plano Missionário Cooperativo); reunião dos diretores dos seminários da IPB para tratar de assuntos afins; reunião com a APMT (Agência Presbiteriana de Missões Transculturais) sobre o Projeto Angola; e finalmente, reunião com o administrador da ECC (Editora Cultura Cristã), sobre a nossa parceria com a editora presbiteriana.
Viajei na madrugada de segunda-feira, chegando a São Paulo por volta das sete horas. Estavam lá para me receber o Rev. Jedeías Almeida, secretário executivo do PMC e o Rev. Sergio Ricardo, pastor da Primeira Igreja Presbiteriana de Porto Alegre.
Com a presença de quase todos os diretores de seminários da IPB, realizou-se a primeira reunião do Projeto Despertando Vocações. Encontrava-se ausente, apenas o Rev. Maeli Vilela, diretor do STPNe sediado em Teresina, por motivos superiores. A foto 1 traz a imagem dos participantes, contados da direita para a esquerda: eu, que não apareço na foto por ser o fotografo (observe que existe uma cadeira vazia à direita); o Rev. Ageu Cirilo de paletó azul e de costas, diretor do JMC (Seminário José Manoel da Conceição); Rev. Adão Carlos Nascimento de casaco marrom e também, de costas, diretor do SPS (Seminário Presbiteriano do Sul); Rev. Marcos Alexandre, Diretor do SPB (Seminário Presbiteriano de Brasília); Rev. Mauro Meister, diretor substituto do CPAJ (Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper); Rev. Evanderson Cunha, Coordenador da Extensão Ji-Paraná-RO; Rev. Augustus Nicodemus Lopes, Chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie; Rev. Jedeías Almeida, secretário executivo do PMC e coordenador do Projeto Despertando vocações; Rev. Sergio Ricardo Lisboa pastor da Primeira Igreja Presbiteriana de Porto Alegre, que irá hospedar os integrantes da caravana Despertando Vocações; Rev. Saulo, diretor do SPBC (Seminário Presbiteriano Brasil Central) e do Rev. Valdir Cunha, diretor do STPRDNE (Seminário Presbiteriano de Belo Horizonte); também participou da reunião o Rev. Claudio Aragão, que não está na foto, mas esteve presente à reunião.
Esta importante reunião foi para tratar de assuntos relacionados com a segunda viagem missionária a ser realizada no próximo mês de julho, a Porto Alegre – RS. Nela ficou decidida pela ida de cinco diretores de seminários: JMC, SPN, SPRJ, SPBH, SPBC e quatro seminaristas de cinco seminários, perfazendo um total de vinte e cinco “missionários” que estarão ajudando na consolidação do trabalho presbiteriano no estado do Rio Grande do Sul.
A segunda reunião aconteceu ainda nas dependências do Andrew Jumper, somente com a presença, apenas dos diretores de seminários. Desta feita a agenda abordou assuntos diversos das dificuldades enfrentadas pelos diretores e seminários. Foram criadas duas listas de discussões: uma específica para os participantes do Projeto Despertando vocações e outra exclusiva para diretores de seminários da IPB. Estas listas, que já estão em pleno vapor, são privativas dos pastores participantes no foco de cada projeto.

Após estas reuniões tive o privilégio de conhecer a Catedral da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil, que fica no centro de São Paulo, muito perto do campus principal do Mackenzie. Além da beleza arquitetônica, que pode ser notada pelas fotos 3, 4 e 5, chamo sua atenção para o órgão de tubo da catedral. Uma beleza! Não tive o privilégio de ouvir sua execução, porém creio que deve ser um espetáculo de rara beleza.
Aproveitei a oportunidade para ser fotografado no púlpito da catedral e da capela do antigo seminário da IPIB, atualmente desativado. Um momento realmente marcante e inesquecível.
No dia seguinte, duas importantes reuniões e um almoço. A primeira reunião aconteceu na sede da APMT, onde quatro diretores de seminários se reuniram com o secretário executivo da APMT. O assunto tratado foi o Projeto Angola. Nesta reunião o Rev. Marcos Agripino solicitou a participação direta dos seminários da IPB neste projeto de ajuda a IPA (Igreja Presbiteriana de Angola), que tendo aproximadamente 55 pastores, apenas 5 possuem formação teológica.
O Projeto Angola foi apresentado, inclusive com fotos destacando as necessidades atuais, bem como a participação de pastores brasileiros que já colaboraram com a IPA. O apelo da APMT é para que os seminários enviem seus professores para ajudar aquela igreja.
Na foto 6 da esquerda para a direita: Rev. Valdir Cunha, Rev. Marcos André, Rev. Saulo, Rev. Marcos Alexandre e o Rev. Marcos Agripino, Secretário Executivo da APMT.
Nesta reunião, também surgiu à possibilidade de já no próximo ano, os seminários enviarem alunos e professores para um intercambio com a Igreja Presbiteriana do Peru. Estes detalhes estão sendo configurados e divulgados em breve com outras reuniões.
A última reunião da viagem aconteceu na sede da Editora Cultura Cristã. Atendendo uma determinação da CE-IPB a ECC confirmou a instalação de livrarias em todos os seminários da IPB. O SPN e SPBH saíram na frente e dispõem de livraria funcionando em seus campus. Os demais deverão iniciar as suas operações em breve. Na livraria da ECC nos seminários os alunos e interessados podem ter descontos de até 20% sobre o preço de tabela.
Na foto 7 pode-se ver da esquerda para a direita: Presbítero Haveraldo superintendente da ECC; Rev. Valdir, Rev. Marcos Alexandre, Rev. Marcos André e Rev. Saulo.
A maratona de reuniões foi encerrada no dia 9 com um almoço em uma churrascaria de São Paulo com todo o Conselho Editorial da Casa Editora Presbiteriana.
Um abraço em Cristo Jesus e até breve com novas notícias e comentários.

Rev. Marcos André Marques

LinkWithin