domingo, dezembro 27, 2009

O HOMEM SONHA E DEUS REALIZA


A frase acima parece mais uma das encontradas em pára-choque de caminhão, mas não é. Ela faz parte de um novo tipo de adeptos de frases de auto-ajuda, que estão presentes hoje em muitas traseiras de automóveis, que circulam pelas ruas das cidades espalhadas por esse imenso Brasil.



Porém, quero me utilizar dela para combater o que os adeptos da teologia da prosperidade, da confissão positiva e também, dos já populares teólogos da auto-ajuda, estão divulgando em suas canções, preleções e ações.


Na busca pela divinização do homem e na humanização de Deus, que implica em tornar o homem onipotente e Deus em subserviente à vontade humana, esse grupo (não quero cometer o extremo de chamá-lo de quadrilha, embora muitos o façam) tem afirmado, constantemente, que “Deus tem sonhos”. Isso tem me incomodado imensamente por pelo menos três motivos:
1) Deus não dorme. Como poderia sonhar. O salmista no salmo 121.4, afirma: “É certo que não dormita, nem dorme o guarda de Israel”. Acho que estão cometendo um grande engano, pois estão querendo colocar Deus para dormir;

2) O sonho é algo passível de acontecer ou não. Pelo que eu sei das Escrituras Sagradas afirmam que Deus é soberano;

3) Deus não sonha; Deus tem planos e nenhum deles podem ser frustrados (cf. Jó 42.2).

Alguns, inadvertidamente, querem defender a idéia de que sonho e plano são sinônimos, porém, observe o que diz o Dicionário Aurélio XXI sobre sonho e plano:

Sonho [Do lat. somniu.], substantivo, masculino;


1. Seqüência de fenômenos psíquicos (imagens, representações, atos, idéias, etc.) que involuntariamente ocorrem durante o sono;

2. O objeto do sonho (1); aquilo com que se sonha;

3. Seqüência de pensamentos, de idéias vagas, mais ou menos agradáveis, mais ou menos incoerentes, às quais o espírito se entrega em estado de vigília, geralmente para fugir à realidade; devaneio, fantasia;

4. Desejo veemente; aspiração;

5. Aquilo que enleva, transporta, pela extraordinária beleza natural ou estética;

6. Coisa ou pessoa muito bonita; visão;

7. Idéia dominante perseguida com interesse e paixão;

8. O que é produto da imaginação; fantasia, ilusão; quimera (exemplo: seus planos não passam de sonhos)

Plano [Do lat. planu.], substantivo, masculino;


1. Projeto;

2. Projeto ou empreendimento com fim determinado;

3. Conjunto de métodos e medidas para a execução de um empreendimento;

4. Documento que encerra um conjunto de ações governamentais a serem adotadas, visando determinado objetivo;

5. Arranjo ou disposição de uma obra;

Ao meu modo dever e seguindo o que ensina a Bíblia Sagrada, essas palavras não são usadas uma pela outra, principalmente quando se referem a Deus.

Além dos motivos expressos acima, o que realmente está por trás desse tremendo equivoco, são os pressupostos humanistas e secularizado, desses teólogos de meia-tijela, que além de defender uma hermenêutica contemporânea, que nega o sentido do texto como dádiva do autor, buscando justificar as suas afirmações e doutrinas, torcem a verdade de Deus para a sua própria condenação.

Por isso, invertem os papéis. Querem tornar os homens deuses e transformar Deus em seu servo, uma completa loucura! Tais teólogos, via de regra, se utilizando de meios de comunicação em massa (rádio ou TV), fazem, diariamente, afirmações esdrúxulas do tipo: Deus tem sonhos! Ou: Exija seus direitos! Ou ainda, coloque Deus no recanto da parede e exija o que ele lhe prometeu!

Infelizmente, devido à ignorância bíblica do povo, que se diz de Deus, esses falsos mestres, falsos pastores e falsos apóstolos têm conseguido grande número de adeptos. Esses se importam apenas em barganhar com Deus a fim de obterem mais lucros e se tornarem cada vez mais ricos. Desejam gozar “o lado bom da vida”, mergulhando num imenso hedonismo e, deixando de lado o que é mais importante: os dividendos espirituais. Devemos lembrar o que disse o Senhor Jesus: “Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam; porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração” (Mt 6.19-20).

Em vista disso, embora pareça démodé, prefiro a frase ingênua e típica de pára-choque de caminhão: O homem sonha e Deus realiza, a comprometedora, equivocada e herética frase dos defensores da Teologia da Prosperidade, quando afirmam: “Eu não morrerei enquanto o Senhor não cumprir em mim todos os sonhos que ele mesmo sonhou pra mim”.


Rev. Marcos André Marques

Um comentário:

Heitor Alves disse...

Rev. Marcos,

Achei excelente sua postagem. Querem fazer de Deus um simples garçom, onde ele traz pra nós aquilo que desejamos. Posso publicar este post em meu site?

A frase herética, “Eu não morrerei enquanto o Senhor não cumprir em mim todos os sonhos que ele mesmo sonhou pra mim”, soa como uma arrogância tal oriunda de um coração totalmente tomado pelos prazeres mundanos. Não tenho dúvidas que este sentimento é colocado por Satanás em seus corações!

Está em vista apenas as bênçãos materiais, que deve ser esufruidas aqui e agora. As bênçãos celestiais, aquelas que iremos usufruir no futuro, não fazem parte do desejo desses "crentes" mundanos.

LinkWithin