segunda-feira, janeiro 10, 2011

QUINTA VIAGEM MISSIONÁRIA DO PROJETO DESPERTANDO VOCAÇÕES

Caros irmãos e amigos, seguidores e leitores do meu blog, saudações fraternais em Cristo Jesus neste novo ano.

Já deu para sentir que as postagem têm ficado cada vez mais raras. Mas, para matar as saudades decidi publicar uma postagem falando da 5ª Viagem Missionária do Projeto Despertando Vocações da Igreja Presbiteriana do Brasil.

Nesta quinta edição, o Projeto Despertando Vocações volta seu olhar para a região norte do Brasil, mais especificamente para o grande estado do Amazonas. Devido a exiguidade do tempo (esta viagem terá duração de 10 dias) e as distâncias enormes entre as comunidades do Amazonas, bem como as limitações de meios de transportes, focaremos três localidades: (1)a capital, Manaus; (2) a cidade de Presidente Figueiredo, que fica a 107 Km de Manaus; e (3) a cidade de Borba, que fica a quase 24 horas de barco de Manaus.

O Rev. Jaime Marcelino, membro da JET/IPB e pastor da Igreja Presbiteriana Cidade Nova de Manaus, por e-mail nos deu a seguinte informação, sobre o trabalho que pretendemos realizar com a Graça de Deus nesta quinta viagem missionária:

Jaime Marcelino“Quanto aos locais, trabalharemos basicamente num bairro populoso de Manaus (Cidade Nova) e em dois Municípios do Amazonas – Presidente Figueiredo (fica a 107 Km de Manaus), sendo que iremos à sua zona rural; e Borba-AM (quase 24 horas de barco de Manaus). Nesse Município realizaremos um trabalho de visitações nos cerca de 40% (quarenta por cento) restantes da sua população, e realizaremos um Culto ao Senhor na noite do dia 21/01/11, às 19h30. Antes, porém, do dia 21/01/11, visitaremos uma ou duas Comunidades (Comunidades ribeirinhas mui pobres e necessitadas do Evangelho) que pertencem ao Município de Borba. Nesse caso iremos, se o Senhor quiser, num pequeno Barco fretado. E haveremos de realizar, no fim de cada dia, Culto ao Senhor, tendo pessoas das Comunidades presentes.

Assim, penso que o contato com a realidade tanto do Município de Presidente Figueiredo quanto de Borba será muito proveitoso para todos nós.

Portanto, é bom que estejamos preparados para os possíveis “improvisos”, pois cada situação pode requerer programação correspondente. Ou seja, precisamos ser versáteis no Senhor!

Quanto ao estilo de trabalho em Manaus, a coisa difere bastante. Aqui sugiro que façamos visitações de dois a dois ou três a três nas áreas que deverei indicar no momento oportuno. Como a IPCN goza de boa reputação, especialmente no Núcleo em que está geograficamente inserida, será “fácil” visitar as casas daquele Núcleo. Então, as pessoas que aceitarem o convite para comparecimento ao Culto do domingo poderão ser “assistidas” pela equipe visitadora.

No mais, espero que durante a manhã do sábado (dia 15/01/11) tracemos com mais propriedade nosso cronograma de trabalho, incluindo a sua natureza. E, então, antes de sairmos com o grupo todo para a evangelização de casa em casa, mostraremos a todos o que devemos fazer, e qual estratégia adotar.

Façam, pois, uma boa viagem, no Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória!”

Pela segunda vez, o Senhor me concede a bênção e o privilégio de liderar um grupo de seminaristas de vários seminários da IPB, que se dispuseram a abrir mão de parte das suas férias e do conforto de estarem nos seus lares na companhia das suas famílias, para estarem em uma viagem missionária, enfrentando dificuldades próprias de uma viagem deste tipo. Estará comigo nesta viagem o Rev. José Alex Ribeiro, capelão do STPNE, que dividirá comigo as responsabilidades de conduzir essa equipe missionária.

Para concluir essa postagem, transcrevo a reportagem intitulada 5ª Viagem Missionária, publicada no site da IPB e que você pode acessa-la através do endereço: http://www.ipb.org.br/portal/noticias/550-5o-viagem-missionaria.

5ª Viagem Missionária

5-viagem-miss

Raquel Magalhães

A plantação de novas igrejas é uma das principais diretrizes da IPB. E para que isso ocorra de forma organizada e, principalmente, coerente com a Palavra de Deus, é que a igreja orienta seus pastores, colaboradores e seminaristas nesta direção. Uma das ações que têm marcado esse trabalho da IPB é o projeto Despertando Vocações que por meio de viagens missionárias têm incentivado os alunos seminaristas a abraçarem esse ministério.

Através do projeto, a IPB oferece aos seminaristas interessados a oportunidade de inserção intercultural em regiões diferentes do Brasil.  Em sua quinta edição, a primeira de 2011, o projeto Despertando Vocações se prepara para embarcar rumo à cidade de Manaus, no Amazonas.  Com um grupo de, aproximadamente, 15 seminaristas, o projeto estará, entre os dias 14 e 23 de janeiro, realizando atividades missionárias específicas na região.

E, para quem já quiser se programar, a 6ª Viagem Missionária também já tem data para acontecer. Será entre os dias 18 e 27 de julho, na cidade gaúcha de Bagé, que, pelo menos por enquanto, ainda não tem nenhuma igreja presbiteriana instalada.

Sobre o Projeto – O Projeto Despertando Vocações faz parte do Programa da vocação e do crescimento da Igreja, vinculado à Junta de Educação Teológica da Igreja Presbiteriana do Brasil (JET/IPB). Todo o projeto recebe investimentos do Comitê Gestor da IPB através do PMC/IPB (Plano Missionário Cooperativo).

  • A primeira viagem aconteceu em julho de 2008, atravessando todo o Estado do Rio Grande do Sul, com alunos do JMC, monitorados pelo Rev. Ageu Magalhães, Diretor daquele Seminário.
  • A segunda viagem, aconteceu em,  julho de 2009, com alunos do JMC (São Paulo), SPN (Recife), SPS (Campinas), STRDNE (Belo Horizonte), STPRAGS (Rio de Janeiro), monitorados pelos Rev. Ageu e Rev. Valdir Ferreira da Cunha.
  • A terceira viagem foi realizada em janeiro de 2010. Estiveram presentes alunos dos seminários JMC, SPS, SPN, BH e RJ, que sob a supervisão do Rev. Marcos André Marques, diretor do SPN, cobriram três regiões do Estado de Santa Catarina.
  • A quarta viagem aconteceu em julho de 2010 e envolveu todos os Seminários da IPB. Foi realizada na cidade de Passo Fundo, Rio Grande do Sul.

Mais informações sobre o projeto Despertando Vocações:

Rev. Jedeias Almeida Duarte

Coordenador do Projeto

jedeias.duarte@mackenzie.br

http://projetodespertandovocacoes.blogspot.com/

2 comentários:

Caroline disse...

Olá, que trabalho precioso, estamos muito alegres de ter recebido os irmãos, os seminaristas são muito valiosos e estamos muito entusiasmados com a missão e a segunda etapa, não queremos perder contato com os seminaristas e gostariamos de saber como podemos manter contato com eles (telefone, orkut, msn, skype ou até mesmo o nome completo assim fica mais fácil de achá-los na internet, caso não seja possível saber a informação) , principalmente com o seminarista Marco, que foi com o qual mais nos aproximamos.. Esperamos anciosamente, viajaremos em breve para SP e queriamos nos encontrar com eles, para entregar algumas lembraças e abraços de Manaus, a nossa igreja fica muito feiz com o trabalho e ora para que a segunda etapa seja tão bem sucedida quanto a primeira..repito são irmãos preciosos e não queremos perder contato com eles, assim como ficar atualizados com o precesso das missões, eventos etc. Deixarei o email, caso fique mais viável mandar a informação mais sigilosamente.

kalozinhalima@hotmail.com
Parabéns pelo trabalho com certeza cada um contribuiu para aumentar o povo de Deus fazendo-os saber como é bom e agradável ser parte da nação santa, do povo eleito de Deus.

Abraços

Caroline disse...

Me perdoe, mas mandei o meu email errado o certo é - kalozinhalima@gmail.com e não "hotmail"..

obrigada =)

LinkWithin