quarta-feira, outubro 07, 2009

GRANDES DATAS MERECEM GRANDES COMEMORAÇÕES. E GRANDES COMEMORAÇÕES MERECEM UM GRANDE MARCO

Como toda instituição e história, o Seminário Presbiteriano do Norte pode ser visto sobre três prismas: passado, presente e futuro.



No passado: em meio as dificuldades encontradas pelos candidatos ao sagrado ministério, que se quisessem uma formação teológica, teriam que se descolar até a cidade de Campinas, interior de São Paulo, surge pela instrumentalidade do Rev. e prof. Martinho de Oliveira, o seminário.


Com um inicio tão tímido, apenas dois alunos: Jerônimo Gueiros e João dos Santos, jamais se poderia pensar que ele viesse a ser uma instituição de ensino teológico tão respeitado o quanto é hoje em dia. Chamava-se nesta época Colégio Teológico. Matérias propedêuticas eram ensinadas a pequena turma, que já em 1901 tinha em seu currículo as chamadas matérias teológicas. Em 1903, a primeira mudança de nome. O Colégio Teológico veio a se chamar: Seminário Presbiterial.


Por dois anos as atividades do seminário foram suspensas por problemas financeiros, vindo a ser reativadas em 1921, agora não mais em Garanhuns, mas em Recife. Nesta época seu diretor foi o Rev. Antonio Almeida, que o regia com a denominação de Instituto Ebenézer.


1924 foi o ano que marcou o ano da consolidação do seminário que se transfere para uma chácara onde funciona até hoje, numa área nobre do bairro da Madalena em Recife. O ano de 1948 marca o ano em que o seminário mudou de nome pela última vez, e passou a ser chamado de Seminário Presbiteriano do Norte.


O presente: a atual direção do SPN não esquece nem despreza o passado. Mas com as lições dos nossos antecessores vivemos no presente pensando no futuro e na completa consolidação e restauração do nosso SPN, como uma excelente cada de profetas, que busca excelência acadêmica e vida de piedade.


Por isso não nos cansamos de planejar e projetar o futuro, como disse anteriormente, agregando experiências passadas e lutas no presente, olhamos para o amanhã, planejando hoje para que possamos nos adequar a exigências do presente, na certeza de que teremos um futuro melhor.


Investimentos são feitos em equipamentos didáticos, equipamentos de ar-condicionado, novas carteiras, novos quadros, novos livros, reformas e melhorias no campus, contratação de novos professores, educação continuada para os atuais, laboratórios de plantação de novas igrejas, viagens missionárias, realização de cultos todos os dias, estão entre as medidas que foram, estão ou serão implementadas pela atual gestão.


No futuro: Há um desejo de todos, que o SPN volte a ser uma casa de referência, entre todas as outras que compõem o conglomerado de instituições teológica da IPB. Para isto cremos que todos nós estamos trabalhando visando dias melhores, e eles com a graça de Deus virão, e o seu nome será amplamente glorificado.


Por estas razões descritas acima, cremos que esta data merece ser comemorada de forma muito especial e com o lançamento de um selo, que marque tão importante data. Com o lançamento dele, nos congratulamos com todos os que fazem o SPN, quer sejam professores, funcionários, alunos, ex-alunos e amigos.


Finalizamos nossa pequena palavra com o coração repleto de gratidão, e com a leitura na ARA do salmo 126, onde o autor descreve as grandezas de Deus dizendo: “Quando o Senhor restaurou a sorte de Sião, ficamos como quem sonha. Então, a nossa boca se encheu de riso, e a nossa língua, de júbilo; então, entre as nações se dizia: Grandes coisas o Senhor tem feito por eles. Com efeito, grandes coisas fez o Senhor por nós; por isso, estamos alegres. Restaura, Senhor, a nossa sorte, como as torrentes no Neguebe. Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão. Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes.”.


Todos nos estamos de parabéns, porém a honra de tudo é tão somente de Deus. Glória seja dada a Ele.

(Discurso proferido na solenidade especial de lançamento do Selo Comemorativo dos 110 anos do Seminário Presbiteriano do Norte, no dia 9 de setembro de 2009, na Capela do SPN, pelo Rev. Marcos André Marques).






Nenhum comentário:

LinkWithin