Palanque Oficial da abertura das comemorações dos 110 anos do Colégio Presbiteriano Quinze |
No último dia de março, a cidade de Garanhuns viveu momentos de festa com o início das comemorações dos 110 anos do Colégio Presbiteriano Quinze de Novembro. Para marcar essa data a direção do colégio, promoveu o plantio de 110 mudas de diversas árvores da região. O bosque dos 110 anos, como foi batizado, teve na sua programação, além de louvor e gratidão a Deus pela passagem de tão importante data, a presença da senadora e candidata a presidência da República Marina Silva. Este evento alcançou repercussão nacional, sendo noticiado pelos principais jornais do país. Tive a oportunidade de discursar sobre o evento e o fiz a partir do relato de Gênesis 1 a 3, que aborda a criação da humanidade, bem como sua Queda e futura restauração. Abordei também, os mandatos entregues ao primeiro homem Adão: (1) Espiritual; (2) cultural; e (3) social, e que ao criar todo o universo a Escritura Sagrada afirma que Deus viu que tudo era bom. Porém, com a queda, não só o homem, mas também, a natureza foi afetada e almeja a sua redenção, que embora escatológica, deve o homem lutar para comprir sua obrigação como responsável pelo nosso planeta, principalmente, aqueles que são novas criaturas. Por isso, eventos como aquele são importantes, sob o ponto de vista de cumprirmos o mandato cultural, que a nós foi outorgado.
Plantando, juntamente com Jane, minha esposa e mais quatro crianças alunos do Quinze, uma das 110 árvores do Bosque dos 110 Anos. |
Preferí discurso baseado no livro de Gênesis, capítulos de 1 a 3, resaltando os mandatos do Pacto. |
Após a conclusão da cerimônia, fui abordado por diversos repórteres de diversos jornais do país (Folha de São Paulo, O Globo e Jornal do Comércio), que queriam ouvir a minha opinião sobre a candidatura da senadora e queriam saber se a igreja iria apoiar sua candidatura oficialmente.
Respondi as perguntas a partir do capítulo XX da Confissão de Fé de Westminster, um dos símbolos de Fé da IPB, que trata sobre a liberdade de consciência e afirmei que a IPB não se envolve com política nesse nível e, que cada fiel é livre para votar em quem quiser, não sendo forçado em direção alguma pela igreja. Porém também frisei que podemos sim, olhar com simpatia para o pleito da irmã Marina Silva e que poderíamos sim, olhar com primazia para os domésticos da fé. A declaração foi publicada na Folha de São Paulo da quinta-feira, 1º de Abril, o que muito nos alegrou. Alguns irmãos de São Paulo, colegas de ministério da IPB e de outras denominações me ligaram apoiando a declaração que foi feita com muito critério e de forma equilibrada. Glória seja dada ao Senhor. Aproveito a oportunidade para convidar a todos os meus seguidores e leitores desse blog para refletirem sobre a atual situação do Brasil e sobre a escolha que temos que fazer. Escolha essa, que afetará nossas vidas e a vida dos nossos filhos, nos próximos anos. Deus nos ajude a escolher o (a) candidato (a) certo (a).
Em Cristo Jesus,
Rev. Marcos André Marques
Nenhum comentário:
Postar um comentário