domingo, abril 11, 2010

PASSEIOS DE CATAMARAN PELO RIO CAPIBARIBE EM RECIFE



Da Esquerda para direita: Rev. Edson Dantas,
Diretor do IBN; Eu tendo ao meu lado esquerdo
a minha esposa Jane e à direita o Pastor
Celso Mastromouro, Promotor das Edições
Vida Nova de São Paulo.
Após uma semana de intensa movimentação e trabalho, tive o privilégio de ao lado de minha esposa Jane e dos amigos pastores, Rev. Celso Mastromauro (Promotor das Edições Vida Nova), Rev. Edson Dantas (Diretor do IBN) e do Rev. Fabiano de Almeida (Professor do CPAJ na área de Teologia Filosófica, que ministrou um módulo de Cosmovisão Reformada no Mestrado em Divindade do SPN) de participar de um passeio inesquecível de Catamaran, em pleno centro de Recife, visto a partir do leito do Rio Capibaribe. Para aqueles que não conhecem Recife, que é formado por duas ilhas e o continente, é cortado por rios e pontes, as fotos são de tirar o fôlego. Daí a denominação de “A Veneza Brasileira”.
Decidi então, postar algumas fotos para que aqueles que não conhecem Recife, apreciem a sua beleza e se motivem a conhecer nossa bela capital pernambucana.

Minha esposa Jane tendo ao
fundo uma das duas torres de
um codomínio de luxo no
centro da cidade do Recife.
Partimos do Cais das Cinco Pontas por volta das 16 horas. O passeio durou cerca de uma hora e quinze minutos e foi agradabilíssimo. Margeamos um condomínio de luxo formado por duas torres de 40 andares cada uma. Um espetáculo de muita beleza da arquitetura atual recifense. O passeio além de passar por baixo das pontes, entre as quais se destaca a que foi construída pelo Conde Maurício de Nassau no século XVII e que leva o seu nome, pudemos conferi a beleza da Assembléia Legislativa do Estado de Pernambuco, O palácio do Campo das Princesas, o Teatro Santa Izabel, a Rua da Aurora, além de muitos outros pontos que marcam de forma inconfundível a beleza da arquitetura do Recife, que é fruto do período da invasão holandesa e também, dos Portugueses que aqui viveram.
Entre as pontes, duas merecem destaque: a Ponte Maurício de Nassau, já citada anteriormente, que teve como financiador o próprio povo da província que pagou certa quantia para ver o boi voar entre as duas ilhas (Santo Antonio e São José). O boi realmente voou, porém não um boi comum, mas um boi mecânico, sustentado por roldanas sobre os cabos que foram fixados nas duas margens do rio. A outra ponte que merece destaque pela beleza é a ponte da Boa Vista, que fica bem no centro comercial de Recife.
Pastor Celso, tomando uma Coca-Cola Zero
no momento em que passavamos por baixo
da Ponte Maurício de Nassau
Com a bela Ponte da Boa Vista ao fundo, mais uma fotografia
do nosso passeio pelos rios e pontes do Recife
Jane, Pr. Celso, Rev. Edson e o Rev. Fabiano
no momento em que o catamaran se
aproximava do marco zero da cidade do
Recife
Com o grupo revezado (sempre tinha alguém fora que servia de paparazzo), pudemos ver mais uma bela vista do centro do Recife. Desta feita o ponto é o marco zero da cidade do Recife. Pode-se ver a Avenida Rio Branco, bem como a homenagem ao Barão de Rio Branco que emprestou o nome a avenida, uma estátua de mais de 2 metros de altura, que se ergue sobre um patamar construído no pátio do marco zero.
 
A última foto, dentre muitas outras que escolhi, traz como pano de fundo o prédio da Assembléia Legislativa do Estado de Pernambuco. Um edifício antigo e bonito que vem se somar a beleza do casal que está na frente dele. Entre o prédio e o casal, se encontra as bandeiras: do Brasil, Pernambuco e Recife, um belo conjunto de bandeiras, que sem dúvida, estão entre as mais bonitas dessa pátria.
Espero que você tenha apreciado o nosso passeio turístico e se motive a conhecer a cidade onde moro, a bela Veneza Brasileira, a cidade dos rios e das pontes. Aguardo os seus comentários.

Em Cristo Jesus,
Rev. Marcos André Marques

Nenhum comentário:

LinkWithin