sábado, abril 03, 2010

CLUBE DE 1 MILHÃO DE ALMAS OU DE 1 MILHÃO DE REAIS: EIS A QUESTÃO

Estarrecido,
abobalhado,
atabalhoado,
indignado,
enraivecido,
aturdido,
estonteado,
atônito,
assombrado,
pasmado,
etc. etc. etc. poderia passar muito tempo descrevendo adjetivos para a forma como me sinto, desde que assistir duas edições do Programa Vitória em Cristo, do tele-pastor da prosperidade da televisão brasileira Silas Malafaia, na manhã desse sábado dia 3 de abril de 2010.

Temos que tirar o chapéu, ele “se auto se superou-se a si mesmo”, como diriam alguns comediantes das Organizações Tabajara. E sem sombra de dúvida, ele merece o troféu de cara de pau do ano, pela forma criativa como tem apelado e arrancado dos seus pobres telespectadores, dinheiro para não só manter o seu “império da prosperidade”, mas também para alargá-lo, com a liberalidade daqueles.
Neste sábado nas duas edições do seu famigerado (a palavra não se aplica só a malfeitores, embora no uso comum se observe tendência para isso, cf. Dicionário de Aurélio referente ao verbete) programa, o pastor Silas Malafaia apresentou durante quase uma hora o Dr. (não sei em que) Mike Murdock, que segundo tem divulgado em seus programas, cruzadas e congressos é um dos pastores mais sábios do mundo.


Nada demais, se a apresentação do referido conferencista internacional fosse para falar do verdadeiro Evangelho do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Ou mesmo para trazer uma palavra especial de despertamento e fé para a igreja brasileira, mas não! Essa não era, e não foi à intenção do pastor Silas Malafaia, que não satisfeito com a campanha da Bíblia de Batalha Espiritual e Vitória Financeira, comercializada por R$ 900,00, que prometia a quem enviasse a referida oferta imunidade aos cataclismos econômicos e financeiros do mundo, agora as Organizações do Ministério Vitória em Cristo oferecem pela bagatela de R$ 1.000,00 o novo livro do referido doutor: 1001 chaves de sabedoria.

 
 
Na prédica encomendada, embora o próprio apresentador do programa tenha dito o contrário (afinal de contas estas desculpas às vezes dão certo), o Dr. Murdock afirmou entre outras coisas que aquela (essa) era a grande oportunidade de semear uma semente para depois colher e em tom de crítica “piedosa”, se assim podemos falar, apresentou o seu próprio pai como sendo um homem honesto e bom servo de Deus, que, porém desconhecia essa verdade, ou seja, desconhecia a lei da semeadura e da colheita financeira, por isso sempre foi sacrificado e pobre.
Murdock afirma que a virada da sua vida aconteceu há mais de trinta anos atrás quando foi desafiado a doar US$ 3 mil, pelo próprio Espírito Santo e que daquela data em diante, sua vida foi inteiramente modificada para melhor é claro, sendo abençoado financeiramente logo após a doação espontânea.
Um dos pastores mais sábios do planeta, na visão do pastor Malafaia, afirmou categoricamente, mesmo em detrimento do que está revelado nas Escrituras Sagradas, que para se ter liberada a bênção de Deus no céu, você tem que liberar algo (dinheiro, oferta, dízimo, etc.) na terra e de preferência para estes impostores, isto é mediadores, entre as bênçãos de Deus para os homens. Murdock complementa sua “falsa e falaciosa” argumentação dizendo que fé agregada ao amor e somada à liberalidade trará efeitos positivos para a oração que foi, é ou será feita, para a sua prosperidade de quem oferta, por ele.
Desafiando os telespectadores a confiarem no seu taco, que inclui: (1) confiança na sua oração (há poder nas suas palavras?); (2) desejo intenso de receber o que se está pedindo (mesmo que se peça mal e contrário a vontade de Deus e não seja para sua exclusiva glória); (3) cultivo e semeadura através de oferta financeira depositada em conta-corrente, paga através de cartão de crédito, ou mesmo por boleto bancário; e quem sabe (4) ter um pouco de fé em Deus, que mesmo sendo o nosso provedor é pouco lembrado neste assunto todo, sendo apenas aquele que atenderá as orações dos poderosos pastores da prosperidade e confissão positiva.
Voltando-se para o telespectador, como que tendo o poder de falar individualmente a cada um (seria ele onipotente e onipresente?) o Dr. Mike os desafia a fazer parte de um grupo seleto de 1.000 (mil) parceiros para Malafaia, que deverá contribuir com R$ 1.000,00 (Um mil Reais) e em troca ganhar o seu último livro: 1001 chaves da sabedoria. Ao mandar essa oferta, de quebra e totalmente “de grátis” o ofertante ganhará: (1) salvação de todos os seus familiares durante um ano; (2) restituição (7x) sete vezes mais de tudo que você perdeu em sua vida, inclusive aquilo que você nunca contabilizou porque não sabia; (3) um financiador (ele exemplifica: um Boaz) para lhe abençoar, pois você só conseguirá o sucesso e a prosperidade financeira, se alguém lhe abençoar (financiar).
No desafio lançado, o apelo é tamanho que Murdoch sugeriu que o telespectador não pagasse a mensalidade da faculdade, a prestação do carro, ou outra coisa qualquer, porque o investimento proposto pelas Organizações Vitória em Cristo é seguro e o lucro garantido, afinal de contas, você está diante do “homem de Deus”, que inclusive recebeu uma revelação ao vivo do Espírito Santo, dizendo que 12 (doze) pessoas que o assistiam naquele momento, deveriam contribuir não apenas com R$ 1.000,00, mas com 12 (doze) parcelas de R$ 1.000,00, pois Deus estava dizendo que iria abençoá-los de forma diferente e especial. Misericórdia!
Nunca vi tanta armação reunida e de forma tão bem (ou seria mal) estruturada. Ao final do programa Malafaia facilita o “pagamento” da oferta através de três canais: (1) depósito bancário identificado pelo Bradesco, Banco do Brasil ou HSBC; (2) cartões de crédito visa, Amex, Hipercard; (3) através de boleto bancário HSBC. Se o ofertante escolher o primeiro tipo, deverá efetuá-lo a vista. No segundo, opção para até seis pagamentos de R$ 166,67. No último caso em dez pagamentos de R$ 100,00.
Não posso esconder a minha decepção por não encontrar possibilidade de dividir os mil Reais em 100 (cem) pagamentos de R$ 10,00, ou ainda, em 1000 (mil) pagamentos de R$ 1,00, pois só assim todos, indistintamente, sem fazer acepção de pessoas, como defendem os proponentes arminianos do Clube de 1 milhão de almas, poderiam participar, inclusive eu.
Ao concluir o meu comentário sobre este acontecimento insólito quero fazê-lo de forma positiva, não com os ensinamentos de "um dos pastores mais sábios do mundo", pois a sabedoria do mundo é considerada louca por Deus, mas através do comentário do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, descrito pelo Evangelista Mateus, que por si só fala poderosamente:

Como se deve orar


E, quando orardes, não sereis como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos dos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa. Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará. E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque presumem que pelo seu muito falar serão ouvidos. Não vos assemelheis, pois, a eles; porque Deus, o vosso Pai, sabe o de que tendes necessidade, antes que lho peçais.


A oração dominical (Lc 11.2-4)


Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia dá-nos hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal [pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém]! Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens [as suas ofensas], tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas.


Como jejuar


Quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram o rosto com o fim de parecer aos homens que jejuam. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa. Tu, porém, quando jejuares, unge a cabeça e lava o rosto, 18com o fim de não parecer aos homens que jejuas, e sim ao teu Pai, em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.


Os tesouros no céu


Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam; porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.


A luz e as trevas (Lc 11.34-36)
São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; 23se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!


Os dois senhores


Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas. (Mt 6.2-24).

Que Deus tenha misericórdia, se apiede de nós e nos abençoe!
Em Cristo Jesus,

Rev. Marcos André Marques

Um comentário:

Gaspar de Souza disse...

Êita que o Rev. tá indignado! Também, com estes malandros na TV explorando e espoliando os incautos e "crentes"(?) gananciosos, doidinhos por "uma grana fácil"....

Parabéns pela postagem e santa indignação.

Forte abraço.

Gaspar

LinkWithin