quinta-feira, julho 22, 2010

VENDAVAL ATINGE CIDADE DE CANELA – RS

Fartamente divulgado pela impressa nacional e internacional o vendaval que atingiu a Serra Gaúcha teve proporções gigantescas, embora não tenha havido vítimas fatais.

Transcrevo na íntegra, o texto da página “Último Segundo” do portal IG, que pode ser acessado através do site:



VENDAVAL DANIFICA MAIS DE 300 CASAS NA SERRA GAÚCHA

Segundo a Defesa Civil Estadual, os ventos chegaram a 124 km/h e deixaram 11 pessoas feridas

iG São Paulo | 22/07/2010 03:53 - Atualizada às 15:44

Um forte vendaval, por volta das 21h de quinta-feira, destruiu casas e provocou a queda de placas, árvores e postes na cidade de Canela, na serra gaúcha. Em menos de um minuto, ventos de 124 km/h danificaram cerca de 300 casas, segundo balanço da Defesa Civil Municipal. Três prédios públicos também tiveram estragos.

De acordo com a Prefeitura da cidade, duas fábricas de móveis foram completamente destruídas. Os bairros de São José, Quinta da Serra, Santa Terezinha, Vila Maggi, Vila do Cedro, Santa Marta e Leodoro de Azevedo foram os que mais registraram danos por conta do vento e da chuva. Em Santa Terezinha a Escola Municipal de Ensino Fundamental foi destelhada.

Além disso, segundo a Defesa Civil, 250 árvores de grande porte - como araucárias, ciprestes e sequoias - foram arrancadas. Apesar da fúria do vendaval, o balanço do órgão aponta que não houve vítimas graves. Onze pessoas tiveram ferimentos leves, como escoriações, e foram atendidas no hospital local. Ninguém precisou ser internado.

Segundo a Rio Grande Energia (RGE), cerca de três mil moradores ficaram sem energia elétrica. As equipes continuam os trabalhos de reparação da fiação e a previsão é que até as 22h desta quinta-feira o restabelecimento esteja normalizado.

Há pelo menos 10 pessoas desabrigadas em Canela - aquelas que tiveram a casa destruída e precisam de abrigos públicos - e outras 60 desalojadas - que estão temporariamente na casa de parentes e amigos.

O prefeito do município, Constantino Orsolin (PMDB), se reuniu com secretários do Estado, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros na manhã desta quinta-feira e afirmou que foi criada uma uma frente de trabalho de emergência para auxiliar os atingidos pela ventania.  “Estamos fazendo tudo de forma muito rápida para não haver interferência no turismo, que representa 60% da economia do município", afirmou. Constantino garantiu também que determinou o aluguel de casas para as famílias que estão desabrigadas.

Após ler esta reportagem, liguei para o Rev. Afonso, pastor da Igreja Presbiteriana de Canela, a quem tive o prazer de conhecer quando da nossa viagem missionária do Projeto Despertando Vocações, em julho do ano passado. Procurei saber notícias sobre os fatos e se algum irmão tinha sido atingido pelo tornado.

Ele me informou que apenas três famílias da igreja haviam sido atingidas. Uma em pequena proporção; uma segunda que teve sua casa destelhada pela força do vento; uma terceira vítima mais grave em termos materiais. Trata-se da fábrica de móveis do Presbítero Aristeu Pires Júnior, filho do Rev. Aristeu Pires e conhecido músico e compositor de VPC na década de 80, que compôs músicas magníficas, como De Vento em Poupa, Canção para Pedro, etc. Ele teve sua fábrica completamente destruída. Muitos irmãos da igreja de Canela trabalhavam lá e segundo o Rev. Afonso, as toras de madeira de cinco ou seis metros eram arremessadas, como se fossem flechas, atingindo violentamente as casas que estavam na vizinhança, mas graças a Deus sem vítimas fatais. Ainda segundo o Rev. Afonso árvores de trinta metros de altura foram arrancadas, causando medo e destruição.

Após esse telefonema, liguei para o Presbítero Clineu, atual presidente do CAS/IPB que ouviu meu relato, que somado as informações que já teria recebido do pastor de Canoas-RS, já havia acionado o alerta vermelho de ação para aquela região.

Finalizo essa postagem, rogando aos irmãos que estejamos orando pelo nosso país e pelas pessoas que foram atingidas com mais essa catástrofe na natureza, contudo sempre lembrando de que Deus está no controle de todas as coisas. Glória seja dada a Ele!

Que ele nos abençoe!

Rev. Marcos André Marques

Nenhum comentário:

LinkWithin