quinta-feira, julho 01, 2010

VIAGEM PELO CIRCUITO DAS ENCHENTES EM PERNAMBUCO E ALAGOAS



Os que acompanham meu blog devem ter notado que o número de postagens diminui nesses três últimos dias. Isso se deve ao fato de que tive que viajar e visitar as áreas que foram atingidas pelas enchentes em Pernambuco e também em Alagoas, conforme determinação do Conselho de Ação Social (CAS) da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB).
A viagem, que teve em princípio, a participação do Presbítero Clineu Aparecido Francisco, Presidente do CAS, de uma funcionária responsável pela ação social do Mackenzie, Srta Helen, do Presidente do Sínodo do Agreste Sul de Pernambuco, Rev. Flávio Marcus, de mim e do Rev. Edson Dantas, Presidente do Sínodo de Garanhuns e também Diretor do Instituto Bíblico do Norte (IBN), que se agregou a equipe no segundo dia da viagem.
Partimos de Recife com destino a Barreiros, uma das cidades de Pernambuco mais atingidas pelas chuvas, que dista 107 km de Recife. Passamos em uma loja especializada e compramos o material necessário para viagem, sou seja, botas plásticas e máscaras. Já a caminho recebemos uma ligação do Rev. Jaed, pastor daquela igreja, que nos informou da impossibilidade de penetrarmos na cidade, tendo em vista que nova enchente havia castigado a cidade em menos de uma semana.
Desviamos a rota e fomos até a cidade de Escada. Lá pudemos comprovar os problemas causados pelas chuvas, não somente na igreja, mas também na parte mais baixa da cidade ou em área muito próxima do rio Ipojuca. Como pode ser comprovado pelas fotos, cerca de 1 metro de água penetrou no templo causando destruição. O Rev. Aldo nos relatou que a bancada da igreja, era arremessada contra as paredes, o que causou afastamento das paredes e queda de parte do telhado. Os danos foram diversos. Na residência pastoral, o caso não foi diferente. O Rev. Aldo perdeu tudo que possuía. Contou-nos que foi acordado às três horas da manhã pela vizinha que lhe avisando de uma grande enchente. Não deu para salvar muita coisa, além das suas próprias vidas (pastor, esposa, filho e filha).
Ao sairmos de Escada, formos até Cortês. O cenário de destruição foi ainda maior. O Rev. Moacir Maurício perdeu todos os seus pertences. A igreja perdeu tudo. As paredes caíram, só restando à fachada da igreja e a parte detrás, onde funcionava uma cozinha, porém tudo completamente estragado. A rua em frente da igreja, também foi completamente destruída, juntamente com casas, carros etc., tudo que o rio encontrava pela frente ele destruía.
Na seqüencia fomos até a cidade de Palmares, uma das mais atingidas e que tem a maior população das cidades visitadas. Ali fomos recebidos pelo Rev. Cefas Jr., que nos conduziu a um grande galpão, onde funciona uma fábrica de pré-moldados e de pias, que pertence a um irmão diácono da igreja. Um grande número de pessoas voluntárias estava separando e organizando as doações recebidas, tais como roupas, sapatos, alimentação, produtos de limpeza, etc.
Fomos ao centro da cidade com a equipe e visitamos o templo imponente e tradicional da Igreja Presbiteriana de Palmares. A cena é chocante. E pensar que estivera pregando naquela igreja há menos de dez dias, nas comemorações dos noventa anos do Rev. Elias Sabino. As ruas completamente cheias de lama. O mau cheiro é insuportável. Tivemos que durante todo o trajeto usar botas e em alguns momentos, máscaras. Presenciamos uma cena muito chocante que inclusive, filmamos, ou seja, pessoas catando alimentos deteriorados entre a lama, a fim de saciarem a fome. Isso nos chocou grandemente.
Ao final da visita, por volta das seis horas da tarde, quando já nos preparávamos para seguir com o nosso destino, nos deparamos com uma comitiva do governo federal que veio inspecionar as ações em Palmares. Fomos apresentados ao Prefeito do Município de Palmares, que se mostrou muito consternado com tudo que acontecera até aquele instante com sua cidade. Pronunciamos algumas palavras de incentivo e perguntamos se ele desejaria que orássemos por ele. Não se fez de rogado, mais externou que precisava das novas orações. Oramos pedindo a graça de Deus sobre sua vida, família e cidade. Na seqüência, prosseguimos viagem até Garanhuns, onde pernoitamos nas instalações do IBN.
Novas postagens, informações, fotos e vídeos a qualquer momento.
Em Cristo Jesus,
Rev. Marcos André Marques

Nenhum comentário:

LinkWithin