sábado, junho 19, 2010

FACETAS DA MINHA VIDA NAS ÚLTIMAS SEMANAS


Quero compartilhar com você que acessa o meu blog, quer seja como seguidor, de modo esporádico, ou mesmo o está acessando pela primeira vez agora, alguns importantes momentos vivenciados por mim durantes estas últimas semanas.

Tive o privilégio de acompanhar o prof. Caleb Soares no lançamento do seu livro: 150 anos de Paixão Missionária pelo Brasil, em Recife, Palmares e em Garanhuns. Foram momentos agradabilíssimos nos quais pude ouvir muitas histórias e me enriquecer um pouco mais com a mente enciclopédica dele.

Pelo menos em duas, das quatro ocasiões do lançamento do livro em Pernambuco, fui o responsável por pregar a Palavra e nas duas ocasiões expus o texto de Atos 4.23 nominando minha prédica de: As Marcas de uma Igreja Missionária, que: (1) Persevera unânime em Oração; (2) Reconhece a Soberania de Deus; (3) Anuncia com intrepidez a Palavra de Deus.

Na semana seguinte recebi no SPN a visita do filósofo e pensador cristão Ariovaldo Ramos, que juntamente com o Dr. Ricardo Bitun, veio a Recife proferir palestras na FATIN. Estiveram no SPN e eu os recebi com cordialidade. Em rápido bate-pato teológico Bitun compartilhou devocionalmente lições da sabedoria de Salomão a partir do episódio das mulheres que lutavam por um só filho como sendo seus. Ariovaldo discursou sobre o Brasil e fez uma análise cultural do seu povo, governo e religião, onde desenvolveu a tese de que para se mudar a cultura ou religião de um povo é necessário penetrar na partir da base da pirâmide social, coisa que, na sua visão, os pentecostais conseguiram e por isso têm crescido tanto em nosso país, vindo inclusive a causar grande preocupação na ICAR.

Esta semana (14-18/06) foi movimentadíssima. Com a graça de Deus tivemos a realização do segundo módulo do Mestrado em Divindade, oferecido em parceria entre o SPN e o CPAJ. A disciplina ministrada com maestria pelo Rev. João Alves foi a Teologia de João Calvino. Muitos pastores participantes do módulo puderam conviver de forma harmônica e fraternal na companhia de outros colegas, alunos da graduação, professores da casa e visitantes ilustres.

Num desses momentos tivemos reunidos em um empolgante e descontraído bate-papo o Rev. Dr. Augustus Nicodemus Lopes, ex-aluno, professor, capelão e diretor do SPN e atual Chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie, conversando com os reverendos Dr. Sérgio Lira, professor na graduação e da Pós-Graduação do SPN, do aluno de mestrado Rev. Ronaldo Cadena, do Professor de História da Igreja do SPN Rev. José Roberto, do Rev. João Alves professor residente de Novo Testamento do CPAJ em São Paulo e professor visitante do SPN, além do Rev. Gaspar de Souza, professor de Antigo e Novo Testamento no SPN. A conversa girou em termos do animador crescimento da IPB nestes últimos anos e da nova filosofia de missões que vem sendo praticada com vistas à evangelização no Brasil e no mundo.

Em último lugar destaco a solenidade de despedida do Pr. Marcos Gladstone e da posse do Pr. Clóvis na Secretaria Regional da SBB. O Pr. Gladstone esteve à frente da Secretaria Regional durante três anos e meio e fez um excelente trabalho. Agora ele está assumindo a coordenação nacional das secretarias regionais no Brasil, na sede da SBB em Barueri-SP, onde residirá a partir de então. No seu lugar assume uma figura simpaticíssima do Pr. Clóvis, um brasiliense que desembarca em Pernambuco para prosseguir com o trabalho de superintender as ações dessa importante regional da SBB.

A solenidade contou com a presença de todos os funcionários da SBB, de componentes da mesa do diretório estadual, além de pastores e convidados. Na ocasião usou da palavra o Pr. Gladstone, o Pr. Clovis, além da funcionária Josy e do Pr. Cícero, atual presidente do Diretório Estadual. Orações foram feitas por mim, pelo Pr. Gladstone e pela irmã Mirian, esposa do Pr. Cícero, pedindo as bênçãos de Deus para aquele que sai (Gladstone) e pelo que chega (Clóvis).

Logo após o culto foi servido um coquetel aos presentes, que puderam trocar idéias sobre as ações do diretório para a gestão presente, que foram seguidos de agradáveis momentos de descontração e fraternidade.

Parabéns ao Pr. Marcos Gladstone e ao Pr. Clóvis Moraes pelas conquistas pessoais. Parabéns aos funcionários da SBB. Enfim parabéns a todos aqueles que compõem a SBB em todos os seus setores.

2 comentários:

Lamartine Santana disse...

As chuvas chegaram com bastante força, também, na cidade de Cortês-PE e, infelizmente, o nosso templo presbiteriano não suportou e foi totalmente destruído. Oremos pelos nossos irmãos naquela cidade e pelo seu pastor, rev. Moacir Mauricio, e família.
Abraços Renovados.

Gaspar de Souza disse...

Olá, Rev. Marcos.

Agradecemos a Deus pelo que Ele tem feito através do irmão.

O mestrado foi "show de bola". O Rev. João domina muito bem o assunto. Além de ser um excelente expositor, ainda demonstrou humildade nos pontos difíceis da Teologia do Reformador Genebrino. A simpatia do Rev. João é sem medida.

Foi uma semana abençoada, para você e para nós, alunos do curso.

Forte abraço,

Gaspar de Souza
profgaspardesouza.blogspot.com

LinkWithin